terça-feira, 11 de maio de 2010

Análise rápida do texto de Apocalipse 3.5



Por Sérgio Pessoa 

Apocalipse 3.5, diz Jesus:
 “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei/riscarei o seu nome do Livro da Vida”.
A galera quando faz uma leitura dinâmica no texto, geralmente tira 2 conclusões:
1.      O nome do vencedor nunca será riscado.
2.      Quem não vencer, Deus irá riscar o nome.
Vamos analisar o texto no seu devido contexto e depois procurar sistematicamente alguns textos bíblicos que são relacionados ao livro da vida e textos que são relacionados a outros livros.  Quem tem entendimento sobre o assunto sabe que, quando falamos de riscar o nome no livro da vida,iniciamos outro assunto; perda de Salvação. Vamos primeiro falar sobre a primeira conclusão que tiramos do texto, o vencer.  Logo após  analise da primeira conclusão verificaremos a segunda. E por fim vamos,  usando a coerência bíblica, ver quando Foi escrito o livro da vida.

O nome do vencedor não será riscado.  Galera, sistematicamente analisando, nós vamos achar textos bíblicos que provam, que todo aquele que crer em Deus, vence o mundo. Vamos ver alguns.
·        Fé é Dom de Deus(Ef 2.8), Ele dá aos escolhidos(Rm 8.29-33), Jesus iniciou a fé(HB) A fé nos ajuda a vencer o mundo: I João 5.4 e essa fé nos faz vencer até mesmo o maligno( I João 2.13)
·        Jesus Começou a Boa obra em nossa vida e vai concluí-la.
·        Ele é o bom pastor e cuida das suas ovelhas e não deixa ninguém arrebatá-las.
·        Nada pode nos separar do Amor dEle por nós.
·        O Espirito Santo intercede por nós.
·        Cristo O filho de Deus que também é Deus, intercede por nós a direita de Deus Pai.


Quem não vencer, Deus irá riscar o nome. Como diz o povo aqui do Amazonas “Ulhajá”, seráentom verdade? Puts, esse tipo de teologia que diz que podemos perder a Salvação é tão irritante ao trabalho de Cristo na cruz, talvez essas pessoas que pensam assim, devem achar que Cristo disse: “Bom galerinha do mundo, eu já fiz minha parte agora se virem para se salvarem!”.  Tipo, “Agora é com você lutando e se vacilar mano, tá perdido porque minha parte eu fiz”. T-T. Mas vamos lá, ver esse pedaço do texto:   “e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida”. Alguns argumentam que nesse texto Jesus quis dizer que o não vencedor terá seu nome riscado no livro da vida, e não somente esse texto, temos outros que dizem que o nome das pessoas podem ser riscados.  Primeiro analisando o contexto de Ap 3.5.
·        Para quem foi escrita a carta? No contexto de Ap 3.5 a carta foi escrita para as 7 igrejas da Ásia.(Ap 1.11)
·        As cartas tem uma estrutura padrão, tem elogios ( Ap 3.8),  repreende a( Ap 2.4), faz ameaça os desobedientes (Ap 3.16), fez promessa aos fiéis( 3.12) e sempre termina com: “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz”.

A questão é, onde Ap 3.5 se encaixa ? No hall das promessas (3.12).  Cristo estava fazendo uma promessa, e não, como muitos dizem, ameaçando.  Cristo fala no contexto, sobre pessoas que “tens nome de que vives, e estás mortos”(Ap 3.1), porém também havia pessoas que não se contaminaram, nem sujaram suas vestes, e é para estas pessoas que Cristo faz a promessa, de não riscar o nome. Se estas pessoas não estão contaminadas é porque Cristo operou o querer e o efetuar na vida delas.  Interpretar essa promessa como ameaça é incoerente.  Os irmãos que estavam recebendo a promessa, ao mesmo tempo estava recebendo conforto pois, estavam passando por lutas. ERA UM CONFORTO E NÃO UMA AMEAÇA.  Agora que o contexto tá explicado, vamos analisar sistematicamente, outros textos bíblicos que falam sobre livros, e que muitas vezes pessoas usam esses textos para defenderem a perda da Salvação e o nome riscado. ¬¬

Há vários tipos de livros que a bíblia fala:

·       Ap 22.12 = O livro das recompensas.
·       Deuteronômio 29.20 =  O livro dos viventes debaixo do céu.
·       Lucas 10.20 = O livro da vida, O REGISTRO DOS CIDADÃOS DO CÉU.

No livro da Recompensa, temos:

·       IICo 5.10 = todos recebem.
·       I Co = 3.10-15 = esse livro fala de galardão.


No livro dos viventes temos:
·        Sl 69.28 = fala sobre riscar o nome no livro dos viventes.
·       Sl 139.16 = livros que registra os nossos dias.

Textos que falam do Livro da vida( Os livro que Ap 3.5 se refere):

·      Daniel 12.1 = fala da galera que for achada no livro da vida.
·      Lucas 10.20 = Fala que devemos nos alegrar pq(desculpa pelo internêtes, to meio com sono aqui..rs) nosso nome tá escrito no livro da vida.
·      Filipenses 4.3 =nomes no livro da vida.
·       Hebreus 12.23 = Deus não está escrevendo nossos nomes no livro dEle. (ele já escreveu =B )
·      Ap 3.5 = Ele não apaga o nome dos salvos.
·      Ap 20.15 = Os carinhas que não forem achados no livro da vida vão para o inferno. T-T
·      Ap 17.8 = O nome da galera salva já está escrito no livro da vida desde a fundação do mundo.
Esses são os tipos de Livro que a bíblia fala, porém eu deixei um para ser comentado melhor. Êxodo 32.33, “sibohrá”, que esse é o favorito da galera que defende a perda da salvação e o “risco” no nome.  Êxodo 32.33 fala simplesmente do livros dos vivos, é um registro daqueles que estão vivos(Sl 69. 82). Era uma ameaça física e terrestre e não, referente ao livro da vida.

O livro da vida foi escrito, desde a fundação do mundo. Um certo blogueiro um dia escreveu que nomes de pessoas são escritos quando elas aceitam a Jesus, isso todos os dias. Ele tirou essa conclusão por causa da expressão “desde a fundação do mundo”,(Ap 17.8). porém não é precipitada a conclusão. Na hermenêutica você aprende certos textos, comparando com outros textos/ termos no grego.  Vamos analisar no grego "desde a fundação do mundo" no grego é "apo kataboles kosmou". Esse termo é usado em outros textos bíblicos que mostram um ato feito no passado e já concluído. (Mt 13:35; 25:34; Lc 11:50; Hb 4:3; 9:26; Ap 13:8) Exemplos de textos com o mesmo termo que provam que  a expressão “desde a fundação do mundo” significa algo já foi concluído:
·        Jesus disse que o reino dos benditos do Pai estava "preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25:34) não pretendia que os discípulos entendessem que o reino era preparado para cada um deles quando se convertiam, mas que tudo já estava preparado quando esse mundo foi trazido à existência. (Cloves)
·        O mesmo pode ser dito das obras "concluídas desde a fundação do mundo" (Hb 4:3), obras estas necessárias ao descanso dos santos. Deus não toma providências para o destino dos salvos no momento em que crêem, mas desde a fundação do mundo tudo está pronto. (Cloves)
·        A morte de Cristo como provisão para a salvação, que embora se diga que "foi morto desde a fundação do mundo" (Ap 13:8) não singifica que Ele sofreu "muitas vezes desde a fundação do mundo" mas uma única "vez por todas" (Hb 9:26). (Cloves)


Concluindo a parada

Se Jesus já escreveu os nomes no livro da vida antes da fundação do mundo, é grande sinal de que Ele nunca vai riscar, pois se riscasse, era melhor não ter escrito não é?
Para os arminanos eu jogo o armumento:  Se você acredita no livre – arbítrio, então reconheça que Deus é onisciente e sabe quem vai crer ou quem não vai crer. Se você é calvinista, você já sabe que uma vez escolhido, nunca mais será perdido (8) deu até rima..rs

Abração galera, e comentem se acharem legal, ou critiquem se não estiver correto o artigo.


Sérgio Pessôa =D

Bibliografia:

Cincosolas

Teologia Sistematica Wayne grudem

4 comentários:

Seu comentário é muito importante, faça da maneira que achar necessário a sua compreensão.
Att,

SP

Ganhe dinheiro clicando em anúncios

Visitas <>